7 de dezembro de 2015

O humor que se torna uma ofensa

Bom dia pessoas lindas, como vão?

   Hoje acordei e fui inundada por compartilhamentos de um vídeo sobre uma matéria que provavelmente saiu ontem no programa Pânico na TV. Bom, como alguns sabem, eu não tenho o costume de assistir TV aberta, muito menos programas como o pânico, que sinceramente, não tem conteúdo significativo e o "humor" que apresentam já deixou de ser engraçado e se tornou sensacionalista e esdrúxulo. Mas enfim, não foi do programa em si que resolvi falar.
 
    Quem já fez cosplay ou quem conhece um pouco deste universo sabe bem quanto tempo leva para você montar um visual completo, e o quanto de empenho e principalmente money é necessário ter para fazê-lo (nunca fiz cosplay, mas se em lolita levo 2hr para ficar pronta e gasto muita grana para compor um outfit, quem dirá quem faz cosplay). E o mínimo que se espera, é o respeito dos outros participantes do evento. Bom, quem frequenta eventos sabe que isso não é o que realmente acontece, principalmente quando se é mulher. Mas não vamos entrar neste quesito hoje, afinal este será assunto de um outro post.

     Bom, voltando ao início, vi a tal matéria e sinceramente acho que o programa deve estar necessitando de atenção, já que precisa fazer matérias tão ridículas quanto esta para tentar desesperadamente ganhar um pouco de audiência. O respeito é fundamental para que a sociedade consiga quem sabe um dia, evoluir. Ao assistir me coloquei no lugar das pessoas entrevistadas (pois já passei por algumas situações parecidas) e realmente senti nojo. Imagino que a band tenha feito vários cortes na matéria, pois pela cara das pessoas durante as entrevistas, deve ter rolado bastante comentários negativos por parte dos apresentadores.

    E aí vem o questionamento: mas eles são humoristas, estão apenas  fazendo uma brincadeira com quem estava no evento.

    MINHA HUMILDE OPINIÃO: Humor é aquele que mesmo que seja "ofensivo" faz a própria pessoa ofendida rir junto. A partir do momento que a pessoa não acha graça, fica chato, fica feio, e certamente você está fazendo isso errado. Até porque, este tipo de piadinha do programa só me faz pensar em uma palavra: Bullying. Algo que os cosplayers/pessoas amantes de moda japonesa passam em várias situações.

    O que eu faria nessa situação?
     Primeiro na hora que fossem me entrevistar já proibiria de colocarem minha imagem no ar, e se colocassem iria processar o programa. Muito agressivo? Até pode ser, mas parece que o Brasil só funciona na base do processo né?!


Para quem não viu o vídeo: Clica aqui
(qualidade péssimas mas não achei uma melhor)

E vocês, o que acharam?


Beijos e até a próxima!


 

5 comentários:

  1. Amei! Super concordo com você, Vanessa! Todas as pessoas que eles entrevistaram foram ofendidas e esse "repórter" ainda teve a cara de pau de falar no twitter que "fomos fantasiados justamente pra brincar c eles, tiração mútua[...]", até agora não vi o "mútua" nesse vídeo inteiro e quando um dos entrevistados diz pra pararem de assistir Pânico, rapidamente o microfone é retirado do alcance dele e ele é humilhado pelo repórter. Apenas.
    Aliás, se vc quiser disponibilizar ai pro pessoal, ainda tem a matéria inteira disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=y95jUUp9SFQ, pois o programa Pânico infelizmente não tem a capacidade de pedir desculpas, mas em silêncio retirou a matéria da sua página principal e excluiu todos os comentários feitos na sua page do facebook que os zoavam por terem sido banidos da CCXP (Achei foi pouco) e que divulgavam as matérias da UOL, G1 e outros sites que falavam sobre eles terem sido banidos!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho serio problema de controle da raiva por culpa da minha antiga profissão (policial) se fosse comigo ele ja teria levado cotovelada no nariz. e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho! Odeio ser tocada por quem não conheço ou tipo, fui conversar. Certeza que no mínimo teria levado um tapa

      Excluir
  3. Também não tenho o hábito de assistir Tv. Não vi a matéria ainda (estou sem o driver de saída de áudio no pc), mas quando chegar em casa vou ver no celular. Mas só pela postagem já posso imaginar o que é. Eu faço cosplay (ou fazia, antes da crise hahaha) e realmente, vai algum dinheiro, muita dedicação, e é bem chato alguns comentários que somos obrigados a ouvir. Mas vou assistir a matéria para entender melhor. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim! Até porque já fizeram uma nova matéria sobre o caso, tão ridícula quanto. É triste ver seu hobby sendo depreciado desta forma =/

      Excluir